Em linhas gerais, quando consideramos como construir uma casa pensando no presente e no futuro, o foco está em desenvolver um projeto para que o imóvel se mantenha funcional, valorizado, confortável e com um visual adequado nos próximos anos.
Para construir uma casa assim, é importante incluir aspectos como:
Tecnologias de automação e de IoT (Internet das Coisas)
Ao construir uma casa é importante já considerar a possibilidade de integrar recursos de casa inteligente e automação no projeto.
A smart home e casas conectadas deverão se tornar a regra no futuro. Portanto, já preparar a sua casa para esse cenário é agregar diferenciais de praticidade, ganho de tempo e conforto também no presente.
Acessibilidade
Pensando no futuro, é importante levar a acessibilidade em conta ao considerar como construir uma casa, buscando fazer com que as áreas sejam funcionais, seguras e práticas para todos. Esse cuidado não precisa impactar de forma negativa no projeto, ao contrário de um pensamento ainda comum.
Por exemplo, corredores e portas mais largas garantem melhor acessibilidade, mas, ao mesmo tempo, conferem um visual atrativo aos ambientes e sensação de amplitude e bem-estar que serão apreciados por todos.
Uma casa com o conceito open space também contribui não apenas para que todos possam desfrutar dos espaços, independentemente da mobilidade, como também são muito flexíveis, versáteis e favorecem a integração e os momentos compartilhados. E todos esses são ganhos importantes ao construir uma casa pensando no presente e no futuro.
Design flexível
Cada vez mais a tendência de se projetar plantas focadas em flexibilidade deve ser evidenciada. E ela alinha-se perfeitamente à fluidez necessária para construir uma casa que mantenha seus atrativos e funcionalidades no futuro.
Ambientes que possam ser transformados conforme nossas preferências e necessidades são centrais nesse tipo de projeto. Espaços facilmente adaptáveis, como salas de jogos que também podem ser espaços de estudos ou, quem sabe, um quarto reserva para hóspedes. As necessidades de sua casa mudarão com o tempo e esses espaços multiuso são adaptáveis o suficiente para comportar essas transições.
Sustentabilidade
Pensar no futuro envolve pensar em sustentabilidade. Com recursos naturais cada vez mais escassos, é importante adotar esse cuidado para um amanhã melhor para o meio ambiente e, também, para sua família.
Desse modo, ao construir uma casa é recomendado equipá-la com diferenciais de sustentabilidade (como iniciativas para reúso da água, placas de energia solar, melhor aproveitamento da luz natural, etc.), escolher materiais com menor impacto ambiental e que demandem baixa manutenção, entre outras ações.
Bem-estar integral da família
Uma casa precisa ser projetada e construída de modo a promover o bem-estar mental, social e emocional, não apenas para o conforto físico dos moradores. Por isso, ao construir uma casa, é importante considerar necessidades atuais e futuras que impactem nesses diferentes aspectos.
Uma casa ampla, rodeada de natureza, com diversidade de ambientes, infraestrutura para receber convidados e um plano robusto de segurança, por exemplo, contribui para que a família sinta-se amparada, acolhida, tranquila e pronta para lidar com a rotina atual e futura e para desfrutar de momentos únicos tendo seu lar como plano de fundo.
Decoração atemporal e acabamentos de alto padrão
Ao construir uma casa pensando também no futuro, é importante ter cuidado extra com a escolha dos acabamentos e da decoração. Para mante a durabilidade e a estética, tudo deve ser de alta qualidade.
Além disso, é mais indicado não se basear em modismos nessa hora. Preferir um estilo mais atemporal pode ser uma solução inteligente para esses projetos. Ainda, aplicar cores, formas e estilos mais marcantes, fugazes e modernos em detalhes e utilizar uma base mais sofisticada e clássica também são ações que contribuem para que sua casa permaneça original, elegante e valorizada no futuro.
Para mais dicas sobre como construir uma casa alinhada ao futuro, assine nossa NEWSLETTER