ITAICI
Itaici é um bairro do município de Indaiatuba, no estado de São Paulo, no Brasil.
Etimologia
“Itaici” procede do tupi antigo itaysy, “fileira de pedras” (itá, pedra e ysy, fileira).
Estação ferroviária de Itaici
Em 1879, foi inaugurada a estação ferroviária de Itaici, pertencente à Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, embora fontes sugiram que a estação já funcionava desde 1873. Foi desativada em 1986 devido à construção da variante Boa Vista-Guaianã.
Itaici ficou famoso por causa da grande movimentação diária dos trens da Estrada de Ferro Sorocaba. Para se ter ideia, entre as duas estações ferroviárias de Indaiatuba – a do Centro e a de Itaici – são cerca de 6 quilômetros.
Apesar de Itaici ainda ser considerado afastado pelos indaiatubanos, o comércio por lá cresceu muito nos últimos anos, o que facilitou a vida dos moradores.
Hoje o comércio de Itaici é praticamente consolidado. Há supermercados (grandes e pequenos), farmácias, padarias, sorveterias, postos de combustíveis, academias, lojas de material de construção, de serviços em geral, etc. Também conta com pesqueiro e abriga o Ponto Verde, uma espécie de mercado municipal em que produtores rurais do Município expõem e vendem seus produtos.
Itaici tem unidades de ensino das redes pública e particular, como a Escola Estadual Joaquim Pedroso de Alvarenga, a Creche Mãe Rainha, o Colégio Meta (unidade 2) e o Kinderville, e também conta com uma unidade básica de saúde.
Esse comércio e os serviços fazem de Itaici hoje um bairro completo para os moradores – daí o “não querer sair dali de jeito algum”. Mas Itaici também reúne outros atrativos que o tornam um ponto obrigatório para turistas.
É em Itaici que está localizado o Mosteiro de Itaici, conjunto formado por uma grande igreja, oito capelas, várias salas para reuniões, biblioteca, refeitório e quartos para acomodar aproximadamente 500 pessoas.
O local é conhecido nacionalmente por ter recebido a sede do encontro anual da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para muitos, é um dos lugares mais bonitos de Indaiatuba – seus jardins e prédios ficam abertos para visitação e espiritualidade (antes da pandemia).
Rio Jundiaí
O bairro Itaici é cortado pelo rio Jundiaí, que antigamente reunia em suas margens os moradores da cidade que passavam o dia manuseando suas varas e samburás (cestos). Lambaris, bagres, traíras fazem parte das lembranças apresentadas por Antonio ‘Nenê’ Martins na sessão ‘Gente da Nossa Terra, Terra da Nossa Gente’, de Rubens de Campos Penteado, conforme relata o livro ‘O Ofício de Compartilhar Histórias’, de Ana Ligia Scachetti.
O Rio Jundiaí tem 1.180 quilômetros quadrados, e passa pelas cidades de Mairiporã, Atibaia, Janiru, Franco da Rocha, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Itu, Indaiatuba e Salto.
Atualmente, as águas do Rio Jundiaí, em Indaiatuba, não apresentam a mesma limpidez de antigamente, e não se vê mais moradores na beira do riacho pescando, já que suas águas precisam passar por um processo de despoluição.
Vários lançamentos aquecem o mercado imobiliário do bairro
No começo foram os loteamentos de chácaras. Mosteiro de Itaici, Vale das Laranjeiras, Recanto das Flores, entre outros, eram muito procurados pelos paulistanos que desejavam ter uma casa de veraneio no interior do Estado. Com o passar do tempo, muitas destas pessoas passaram a residir nestas chácaras e continuando a trabalhar em São Paulo.
Era uma opção que levava em conta a qualidade de vida para a família: mais espaço, segurança, tranqüilidade, proximidade com a natureza e um custo de vida menor. Essa nova demanda fez com que o movimento do bairro aumentasse muito e houve um incremento natural de comércio, serviços e lazer.
Padarias, postos de gasolina, restaurantes, bares, escola particular fazem da Avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral uma via importante para os empresários da cidade. Muita gente de Indaiatuba também começou a considerar Itaici uma excelente opção de moradia tendo em vista este charme e conveniência que o local oferece.
Nos últimos anos um novo perfil de lançamento imobiliário começou a aparecer com mais frequência nesta parte da cidade: além do condomínio de apartamentos e de casas, uma série de loteamentos de terrenos com área de 150, 175, 300m².
A localização privilegiada e a qualidade dos projetos fazem com que a valorização seja garantida, tanto para aqueles que compram para morar, como para aqueles considerados investidores, que buscam solidez e segurança para o seu capital. Outros lançamentos são aguardados para breve, o que fará com que esta verdadeira ebulição dure ainda muito tempo.
Tudo isso faz com que Itaici seja um dos “queridinhos” de Indaiatuba.
FONTE:
https://www.itaici.org.br/
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/