Você já percebeu que em determinados ambientes, algumas sensações são despertadas? Isso se dá devido a influência das cores nas emoções e no comportamento humano. E para explicar tal fenômeno, a psicologia das cores estuda o efeito psicológico e emocional das cores no humor das pessoas.
Para esclarecer, você já sentiu aquela sensação de equilíbrio em uma sala de escritório branco e cinza? Já experimentou aquela tranquilidade em locais nas cores branco, verde e/ou azul? Aliás, já notou que estar mais disposto e motivado em ambientes com cores mais vibrantes, como amarelo e vermelho? Esses são exemplos fiéis de como as cores influenciam nas sensações e nos comportamentos humanos.
Todavia, as cores são elementos essenciais na decoração de ambientes. Justamente, porque elas são capazes de causar diversas sensações e ao mesmo tempo harmonizam, ampliam, além de dar um toque especial aos ambientes.
A psicologia das cores analisa como nosso cérebro associa as cores às situações. Ou seja, a pesquisa é baseada nos diferentes sentimentos que são gerados ao enxergamos determinadas tonalidades de cores em relação às circunstâncias. Outro ponto importante é que essas sensações podem variar de acordo com a idade, fatores culturais, localidade, entre outros fatores.
Sendo assim, quando você entra num ambiente e percebe algumas sensações, saiba que são as cores utilizadas no espaço que estão provocando essa experiência.
O efeito da psicologia das cores na decoração
Acima de tudo, as cores são um ponto importante para a arquitetura e decoração de interiores. Em outro sentido, mais do que um fator estético, as cores possuem um grande poder de influenciar as emoções e percepções na criação dos ambientes. Sendo assim, saber qual clima você quer proporcionar para cada espaço da sua casa é de suma importância.
As cores possuem um grande poder de influenciar as emoções e percepções na criação dos ambientes. Sendo assim, saber qual clima você quer proporcionar para cada espaço da sua casa é de suma importância.
De igual modo, as cores utilizadas em determinados espaços agem como ativadores de sentidos. Por exemplo, se você quer estimular a diversão, aumentar sua criatividade, potencializar a produtividade, ou trazer mais conforto e aconchego, as cores são fatores determinantes para chegar ao resultado.